quinta-feira, 19 de julho de 2012

Teste Honda Hornet CB600F – 2012


Olá amigos,  agora foi a vez da Honda Hornet 2012, confesso que estava ansioso como vocês, que tanto pediram para testar esta moto, e antes de tudo agradeço pela confiança de todos e a credibilidade que nossos leitores tem me dado, e vocês me convenceram, “Teste de verdade, só aqui no Moto Esporte”.
Marcos Branco
Antes, gostaria de dar uma ótima notícia que não é de costume no Brasil, o modelo 2012 é mais barato que o modelo 2011 (Zero), isso mesmo, a Honda baixou os valores, a concorrência terá que se mexer…. R$ 30.800,00 (versão Standard) e R$ 33.800,00 (versão C-ABS).
Bem, chega de rasgação de seda e vamos direto e reto como sempre…
Vou começar pelas mudanças do modelo 2012, a Honda divulga como um FACE-LIFT, e nada mais é que um tapa na aparência que na minha opinião melhorou, ficou mais bonita e confortável, vamos lá:
Parte dianteira
Agora com novo bloco óptico com lâmpadas de 60W, ilumina muito bem farol baixo, mas o alto acho que dispersa um pouco quando acionado, pois cheguei a aciona-lo para tentar visualizar melhor o piso, e não tive resultado esperado, talvez seja um foco pouco alto e isso com regulagem se resolve.
O Farol agora é integrado com painel, parecendo uma peça única.
Painel é completíssimo, e totalmente digital. Sei que não existe nada perfeito, apesar da beleza e ser completo, ele peca na marcação do conta giros, que fica na parte superior e muito estreito dificultando na visualização, onde bati sem querer várias vezes no limitador, pois não conseguia visualizar direito onde o giro se encontrava, isso ocorreu as vezes pela posição do sol, etc…
Continuando na parte dianteira, agora possui duas aletas ao lado do farol, dando um charme especial; segundo a Honda elas servem para melhor firmeza na parte dianteira em altas velocidades, confesso que não senti diferença na pilotagem, pois a moto é estável em altas velocidades, desde que piloto esteja abaixado, seja no modelo 2011 ou 2012.
Bancos
Essa alteração teve uma melhora que o piloto e garupa sentirão com certeza, pois o banco perdeu uns vincos e agora esta mais plano, especialmente para garupa. Agora tanto para piloto como para garupa esta mais confortável.
Rabeta
Também totalmente nova, ficou linda com um bico onde foi embutido a lanterna, para o garupa se segurar, agora tem uma parte embutida por baixo da rabeta. Para prender a bagagem, agora tem alças embaixo do banco.
Assista Vídeo da apresentação Hornet 2012, e o que mudou:
 Agora vamos ao que mais gosto, a Performance da motoca, o que é verdade e o que é papo….
Freios
Dianteiro e trazeiro são freios a disco, tanto na versão standard como ABS.
A moto possui freios excelentes, freia muito nas duas versões, sendo que a standard freia melhor no seco como de praxe e ABS melhor no molhado.
Claro que a versão ABS combinado é mais seguro, mas eu prefiro sem ABS. Como sempre vou ser sincero, gosto mesmo é de pilotar de verdade e sentir a moto como um todo, dependendo totalmente dos meus comandos, sem interferências.
Resumindo os freios param a moto em qualquer velocidade, não notei nenhuma deficiência, são perfeitos.
Estabilidade
Motoca na mão, em qualquer velocidade. Teve um teste que estava fazendo na pista, estava com muito vento de rajada e a moto balançava, e isso passou quando abaixei, ai só alegria, ficou tranqüilo em velocidades especialmente acima dos 200Km/h.
Nas curvas, aí vou te falar, faz muita, a moto parece um chiclete, especialmente em curvas de média, possui centro de gravidade baixo, a posição do escape ajuda nesse sentido, e distância entre eixo também. Muito boa em curvas no geral, seja em baixa, média ou alta, sempre tive a moto na mão sem sustos.
Suspensão
É muito boa no quesito estabilidade e conforto, é macia, mas tem um ponto negativo, apesar de ser projetada para o Brasil, eu senti falta de rigidez em certas horas.
Vou explicar: quando esta pilotando sozinho, ela é perfeita, sem queixas, mas com garupa aí pega um pouco, a suspensão traseira deu batente várias vezes e isso se resolveu aumentando a pré-carga da mola, (não achei necessário regulagem de velocidades da suspensão, e ela não tem), já na dianteira teve ocasião que também deu batente, aí não tinha o que fazer, pois não tem regulagem, é calibrada de fábrica e pronto, eu peso cerca de 85Km/g e a garupa pesava 60Kg.
Regulagem de dureza, velocidades de ida e volta da suspensão dianteira fez falta, mas a maioria dos motociclistas não sabem mexer neste tipo de regulagem, por isso é bom fazer um curso de pilotagem, onde terá noção.
Cidade
 
Comportou-se muito bem, tendo base em São Paulo onde andamos nos corredores entre os carros, a motoca passa tranquilamente entre os carros, acompanha as motos menores de 125cc sem dificuldade, a moto serve para usar no dia a dia, ir ao trabalho, passeios, viagens. È muito maleável, confortável e consumiu em média 18,15Km/l.
Estrada
Muito gostosa de pilotar, motor lisinho que pede para acelerar, muito confortável, pecando na hora de prender a bagagem em cima do banco. Quanto a velocidade cruzeiro temos dois aspectos para analisar na minha opinião:
1° Deixando ventos de lado, ela suportaria uma velocidade cruzeiro por volta de 170 á 180Km/h.
2° Na sua realidade, tem o vento que limitaria uma velocidade cruzeiro confortável por volta dos 140 á 160Km/h
Na estrada chegou a fazer por volta dos 20Km/l, a +- 120Km/h.
Agora vamos para potência, limites e velocidade final Honda Hornet 2012
Vamos as velocidades alcançadas no painel: Nos testes foi revelado que a Hornet bateu a velocidade final no painel em 5° marcha a 239Km/h quando encosta no limitador de giros +- 13.200Rpm, ai joguei a 6° e foi minha surpresa a moto voltou para trás, caiu para 237Km/ e oscilava entre 237 e 238 Km/h, não tendo força para caminhar na sexta marcha.
Um comentário sobre isso, pode ter alguma alteração na velocidade final, um pouco para cima ou um pouco para baixo; o vento, inclinação da pista influencia diretamente nestes dados.
Assista vídeo do teste no dinamômetro onde bateu 263Km/h (mais um dado gostaria de passar para você: impossível uma Hornet original passar dos 263Km/h no painel, pois o limitador de giro corta o motor a 13.200Rpm, pode ver no vídeo abaixo)
velocidades de cada marcha no velocímetro
1° marcha 105Km/h
2° marcha 149Km/h
3° marcha 186Km/h
4° marcha 212Km/h
5° marcha 239Km/h
6° marcha 263Km/h
Aferição do velocímetro
40 Km/h = 37Km/h(real)
50 Km/h = 45Km/h(real)
60 Km/h = 55Km/h(real)
70 Km/h = 64Km/h(real)
80 Km/h = 74Km/h(real)
90 Km/h = 83Km/h(real)
100 Km/h = 93Km/h(real)
110 Km/h = 103Km/h(real)
120 Km/h = 112Km/h(real)
130 Km/h = 121Km/h(real)
140 Km/h = 131Km/h(real)
150 Km/h = 141Km/h(real)
160 Km/h = 150Km/h(real)
170 Km/h = 157Km/h(real)
180 Km/h = 167Km/h(real)
190 Km/h = 177Km/h(real)
200 Km/h = 186Km/h(real)
Consumo
Na cidade 18,15Km/l
Na faixa de 120Km/h consumiu 20Km/h
Na faixa de 150 á 160Km/h consumiu 15Km/l (neste teste havia muito vento contra)
O consumo máximo acima de 200Km/h ela consome media de 12,10Km/l
Assista vídeo resumo do teste:
Dados Técnicos – Honda CB 600F Hornet
MotorDOHC, 4 cilindros em linha, 4 tempos, arrefecido a líquido
Cilindrada599,3 cm³
Sistema de alimentaçãoInjeção eletrônica PGM-FI
Potência máxima102 cv a 12.000 rpm
Torque máximo6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Transmissão6 velocidades
Sistema de partidaElétrica
Capacidade do tanque19 litros
Tipo de chassiDiamond
Comprimento x largura x altura2.150 x 751 x 1.074 mm
Pneu dianteiro120/70 – ZR17 M/C (58W)
Pneu traseiro180/55 – ZR17 M/C (73W)
Peso seco188kg (Standard)
193kg (C-ABS)
CoresVerde metálico e preto
Especificação para o transporte de cargaModelos especificados e não especificados para o transporte de carga 
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PreçoR$ 30.800,00 (Standard)*
R$ 33.800,00 (C-ABS)*

Final do Teste.....

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