terça-feira, 19 de junho de 2012

Yamaha XJ6 N 2012 – a 4 cilindros mais barata do Brasil


A Yamaha lançou aqui no Brasil a XJ6 em 2010. Chegou sem fazer tanto alarde, como uma quase-substituta da FZ6N, mas com uma proposta bem diferente, e preço mais camarada, tem conquistado a garagem de muita gente.
Yamaha XJ6 N 2012 Preta
Lançada lá fora em 2008 com o nome de XJ6 Diversion , a XJ6 é uma Moto com motor de 4 cilindros bem comportado, projetada principalmente para uso urbano. O motor, apesar de ter 600cc e 4 cilindros em linha, desenvolve apenas 77 cavalos, o que é bem pouco para um motor com esta engenharia. Em compensação, a entrega de torque é privilegiada e por isso ela responde muito bem em baixa e média rotação. Por isso é uma moto bem versátil, que pode ser usada tanto para no dia-a-dia, quanto para viagens.
Esportivamente, a moto não possui muitos atributos. O quadro de aço tubular não é rígido suficiente para uma tocada mais agressiva, e se torce em casos extremos. Os pneus 160 e o conjunto de freios certamente não foram pensados para isso. Apesar disso, a moto entrega muita diversão a quem procura uma moto com o ronco dos 4 cilindros, mais potência do que o habitual, e um pouco de economia para o uso diário.
Yamaha XJ6 N 2012 
Com visual atraente e moderno, a XJ6 N ainda conta com painel eletrônico com conta-giros de analógico e demais instrumentos digitais. A posição de pilotagem é confortável, e o banco do garupa está acima da média para este tipo de moto.

Painel da Yamaha XJ6 N 2012

Yamaha XJ6 N 2012 na pista
Em 2012, nada mudou na moto, exceto os grafismos. Mas o que mais chama a atenção na XJ6 é o preço: Custando apenas R$ 27 mil, a XJ6 certamente é uma opção interessante. Mais barata do que qualquer outra 4 cilindros, e com preço bem parecido com o da KawasakiER-6n, bicilíndrica que obviamente deixa de ser tão atraente para quem quer mais ronco do que qualquer outra coisa.











Ficha técnica

Motor
Tipo4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido.
Cilindrada600cc
Diâmetro x Curso65,5 x 44,5 mm
Taxa de compressão12,2:1
Potência máxima77,5 cv @ 10.000 RPM
Torque máximo6,09 kgf.m @ 8.500 RPM
Marcha Lenta1.350 RPM +/- 100
Capacidade de óleo3,4 litros
Combustível
AlimentaçãoInjeção Eletrônica
Tanque de combustível17,3 litros
Eletrônica
IgniçãoECU/CDI
PartidaElétrica
Bateria12V 10Ah selada
Farois12V 55/60W H4
Transmissão
EmbreagemMulti-discos banhada a óleo com acionamento mecânico.
CâmbioManual sequencial de 6 marchas
Transmissão finalPor corrente com o-ring
Quadro
TipoBerço duplo em alumínio
Dimensões
Comprimento2.120 mm
Largura770 mm
Altura1.185 mm
Distância mínima do solo140 mm
Distância entre eixos1.440 mm
Caster26º
Altura do assento785 mm
Peso seco196 kg
Peso em ordem de marcha215 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico hidráulico, curso de 130 mm.
TraseiraBraço oscilante monoamortecido com amortecedor com ajuste de pré-carga da mola, curso de 130 mm.
Roda dianteiraDe liga leve de 17 polegadas
Roda traseiraDe liga leve de 17 polegadas
Pneu dianteiro120/70 17 M/C 58W (sem câmara)
Pneu traseiro160/60 17 M/C (sem câmara)
Freio dianteiroDois discos flutuantes e ventilados, de 298 mm, mordido por pinças de 2 pistões cada, 4 no total.
Freio traseiroDisco único ventilado, de 245 mm, mordido por pinça de 1 pistão.
Preço sugerido (2012)R$ 27.000,00
Cores (2012)Vermelha ou Preta

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