2011 foi um ano de muitos lançamentos. Se em 2010 o grande destaque foi a Kawasaki, recheando o mercado com novos e competitivos modelos, 2011 foi o ano da BMW, que mostrou que veio para ficar, investindo forte na nacionalização de modelos consagrados e na expansão da rede autorizada. Da marca alemã, os principais lançamentos foram a nova G650GS, reestilizada, a novíssima G650GS Sertão, que leva um nome brasileiro no tanque para mostrar que é no Brasil a sua maior aposta, além é claro, da F 800 GS e da F 800 R, todas “fabricadas” na fábrica da Dafra, em Manaus.
Além da BMW, a Kawasaki continuou com sua expansão, mas de forma menos acentuada. Os novos modelos foram a Z1000, a Ninja 1000, a Ninja 650R, a nova ZX-10R e a Contour 1400. Os modelos de 2010 foram todos mantidos.
A decepção este ano foi a Suzuki, que lançou apenas a Burgman i e a GSR150i, e reestilizou a Bandit 1250, a Bandit 650 e a Boulevard M800. Fora isso, nada. Nada de V-Strom 650 nova, nada de ABS (apenas a Burgman 650 tem ABS), e nada de motos na faixa de 250cc.
A Dafra (quem diria!) é que está começando a reagir e tentando apagar a primeira impressão que causou com a Laser 150, a Speed 150 e a Kansas 150, motos que apresentaram muitos problemas. Agora a marca está trazendo modelos melhores e mais bem acabados, como a Apache RTR 150 e a Citycom 300i, da Taiwanesa Sym, além de fechar parcerias com a BMW e MV Agusta. Acho que em 2012 veremos o início de uma grande virada desta marca.
Citycom 300i
A Kasinski também surpreendeu neste ano, principalmente no Salão Duas Rodas. Trouxe a Comet GT650 por R$ 19.900, preço extremamente competitivo e, de longe, o mais baixo nesta faixa de cilindrada. Trouxe também a Comet 150SR, uma pequena carenada que parece muito bem acabada, e manteve bons preços na Comet 250 GT e GTR. Se mantiver essa agressiva política de preços, e investir na ampliação da rede autorizada, pode ganhar muitos novos clientes em 2012.
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