quarta-feira, 20 de junho de 2012

MV Agusta comemora 60 anos de seu primeiro título mundial


O primeiro campeão da MV Agusta: Leslie Graham
A pequena Varese, na Itália, está em festa. O dia 23 de junho marcará os 60 anos do primeiro título mundial da MV Agusta. Para celebrar a data, será realizada a 19ª edição do “Revival MV Agusta”, tradicional evento organizado pelo moto clube da marca. A comemoração, que acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, espera receber mais de 10 mil motociclistas no distrito de Cascina Costa di Samarate.
Para comemorar o aniversário de 60 anos do primeiro campeonato mundial, a organização do evento convidou os maiores campeões italianos e estrangeiros de todos os tempos para a festa, entre eles: Giacomo Agostini, Carlo Ubbiali, Gianfranco Bonera, Cecil Sandford.
Leslie Graham começou a competir pela marca após um pedido de Domenico Agusta 
O programa começa com um jantar em Cascina Costa. No domingo, as festividades se iniciam pela tradicional missa. O evento contará também com exposição de motos históricas e passeio de motos clássicas e de competição. 
“É nossa responsabilidade lembrar a história da MV Agusta. A história do motociclismo italiano e seus pilotos. MV Agusta assumiu a responsabilidade de nos reunir para reviver as emoções do passado e suas glórias”, comentou o presidente do MV Motoclub, Luigi Genoni, o ex-mecânico na companhia.
O grande ídolo da marca de Varese, Giacomo Agostini também participará da festa
Ao longo de seis décadas, a montadora italiana contabilizou 37 títulos mundiais de construtor e 38 de pilotos, com 275 vitórias em Grand Prix. No total, a MV conquistou 3.098 troféus, um recorde que ainda permanece imbatível. Esta hegemonia nas pistas começou logo depois da Segunda Grande Guerra. E como todo ícone, a MV também tem seus heróis. Dentre eles está Leslie Graham, primeiro campeão mundial pela MV, na classe 125cc.
O ex-piloto da Real Força Aérea, o inglês iniciou sua carreira na MV em 51, aos 39 anos, a convite de Domenico Agusta. Experiente e bastante técnico, o piloto chegou com a missão de desenvolver a 500cc, de quatro cilindros, na qual, anos mais tarde, John Surtees foi campeão mundial. Mas, foi na categoria 125cc que Leslie Graham deixou registrado seu nome como campeão mundial de motovelocidade com o título mundial de 1952. O piloto inglês morreu prematuramente em 1953 durante uma prova do Tourist Trophy, na Ilha de Man.

Nenhum comentário:

Postar um comentário