sábado, 30 de junho de 2012

MV Agusta apresentará a Rivale no Salão de Milão
























A “nova” Rivale será uma das atrações do Salão de Motos de Milão (ITA)

Tive a oportunidade de entrevistar o presidente da MV Agusta, Giovanni Castiglioni, de apenas 32 anos, durante o Salão de Motos Milão de 2011. Recém-empossado no cargo, Giovanni demonstrava determinação e a mesma paixão que o pai – Claudio Castiglioni – quando falava das máquinas produzidas em Varese. De agosto para cá o jovem executivo vem ditando seu ritmo e estilo de trabalho à frente de uma das mais tradicionais marcas Premium de motocicletas. Detalhe: em 2009 a MV Agusta produziu 2.500 unidades. Ano passado a produção saltou para 4.000. Já para 2012, a MV Agusta irá fabricar 8.300 motos. E, para 2013, a meta é fechar o ano com 12.000 unidades fabricadas, entre modelos de 3 e 4 cilindros. Isso sem falar na operação que é realizada em Manaus (AM) pela Dafra. No Brasil são montados a superesportiva F4 e as nakeds Brutale 1090R e 1090RR. Ou seja, sob seu comando a empresa precisou se reorganizar para crescer. Hoje a demanda está maior que o ritmo da produção. “Temos mais pedidos que motos produzidas”, explica o presidente da MV.
Para Giovanni Castiglioni, presidente de MV, a marca está em franco crescimento
Para Giovanni Castiglioni, o sucesso também está na renovação da linha – lançamentos da F3 e da Brutale 675cc no EICMA 2011, cuja feira acompanhamos in loco (veja aqui). Em entrevista a um dos principais sites italianos dedicado ao segmento de duas rodas, “il cappo da MV” já admitiu que no Salão de Motos de Milão 2012, que acontece entre 15 e 18 de novembro, a marca irá apresentar um novo modelo de três cilindros. “Será um mix entre supermotard e uma naked. Enfim, um novo conceito que apresentará todo refinamento estético, mecânico e ciclístico das motos fabricadas em Varese”, afirma o jovem Castiglioni. Ou seja, “estamos no caminho certo”.

A linha de montagem em Varese (ITA) está gradativamente ampliando sua capacidade produtiva
A imprensa italiana especula que a Rivale – nome oficial do novo modelo – pode ser apresentada com um motor de 800cc, também de três cilindros, mas ninguém descarta o propulsor de 675cc. “O Salão de Milão será muito importante para nós. Traremos belas novidades”, afirma Giovanni Castiglioni.
Apesar das pouquíssimas informações, o designer italiano Luca Bar resolveu criar sua própria Rivale, equipada com motos de três cilindros de 675cc. No imaginário do designer a moto teria um desenho minimalista, porém seguindo alguns aspectos tradicionais à marca como, por exemplo, o quadro em treliça, rabeta afilada e tanque com bom encaixa para as pernas do piloto. Na visão de Luca Bar, o conjunto óptico seria fixo. O guidão mais alto indica que o piloto teria uma postura mais ereta, como nas motos trail e supermotard. Com entre-eixos curto, centralização de massas e design radical, o designer deixa claro que esta moto seria uma boa “devoradora” de curvas.  Ou seja, uma on-road de alta performance.

Na concepção do designer italiano Luca Bar esta seria a MV Agusta Rivale 
Mas uma coisa é certa, se a moto chegar ao mercado com 50% do que Luca Bar idealizou, o modelo deverá atrair um público jovem e que quer uma moto para sair, se divertir e fugir do lugar comum. Agora é contar os dias e, quem sabe, pilotar a nova MV Agusta Rivale no verão de 2013/2014. Como a moto será apresentada apenas em novembro, cabe a cada um de nós imaginar como será a nova moto da MV Agusta. Na sua opinião, como será a Rivale? Uma hypermotard de 675/800cc, uma naked “apimentada” ou um conceito inovador? difícil decifrar....

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