sábado, 16 de junho de 2012

Mortes no trânsito crescem 24% em uma década, puxadas por acidentes com motos

'Mapa da Violência' no trânsito mostra que óbitos envolvendo motocicletascresceram em proporção maior que a frota.

O aumento nos acidentes com motociclistas fez com que as mortes no trânsito brasileiro crescessem 23,9% entre 1998 e 2008, segundo o Mapa da Violência 2011: Acidentes de Trânsito, compilação divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Sangari.
Na década estudada, as mortes ocorridas em acidentes de motos cresceram 754%. As mortes de ciclistas também assustam: registraram um aumento de 308%.
Ao mesmo tempo, o número de óbitos envolvendo automóveis foi proporcionalmente menor que o aumento da frota.
 'Se nada mudar, até 2015 teremos um massacre de motociclistas', disse à BBC Brasil Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e autor do estudo.
Ele cita uma 'reconfiguração' dos padrões de acidente desde a adoção do Código de Trânsito, em 2007.
Desde então, caíram em 15,6% as mortes de pedestres, e morrem menos pessoas por automóveis em circulação. Mas, no caso das motos, ocorreu o oposto: o risco de morte cresceu mais do que a própria frota, afetando principalmente a população entre 18 e 24 anos do sexo masculino.
 'Se nada for feito, a tendência é que essas mortes continuem aumentando, em ritmo de 4% ao ano', trazendo elevados custos sociais, financeiros e emocionais, diz Jacobo Waiselfisz.
Educação no trânsito
Para o estudioso, a redução nas taxas de mortes de pedestres se deveu a campanhas educativas e à maior fiscalização, por exemplo, da obediência à faixa de pedestres.
Ele sugere medidas parecidas para lidar com o aumento na frota e nos acidentes envolvendo motos. 'Faltam legislação adequada, educação no trânsito e fiscalização', diz, citando também a tensão constante entre motociclistas e os demais agentes do trânsito.
'O elevado risco-motocicleta deveria ser compensado com uma legislação que pudesse tornar mais segura a vida, não apenas dos motociclistas como também dos pedestres, vítimas dessa nova ameaça no trânsito', conclui o estudo.
'Mas isso não vem ocorrendo, e o meteórico crescimento no número de vítimas indica a magnitude dessa inadequação. Propomos políticas específicas para a formação e o treinamento dos motociclistas, a definição de requisitos específicos para serviços de entrega e o reforço das campanhas educativas.'





Nenhum comentário:

Postar um comentário