terça-feira, 19 de junho de 2012

Honda XL700V Transalp – A bigtrail da Honda


Lançada no ano passado, a XL700V Transalp é a aposta da Honda para competir no cada vez mais concorrido mercado das Big-trails no Brasil.
No Brasil a Honda é relativamente novata no segmento das Bigtrails. Antes da Transalp, apenas a XL1000V Varadero foi vendida, mas ficou pouco tempo (entre 2007 e 2009). ExcelenteMoto, mas descontinuada sem motivo aparente.

Honda XL1000 Varadero
Mas no exterior, a Honda sempre possuiu alguns exemplares marcantes, como a Africa Twin e a própria Transalp, que são Motos que já existem desde a década de 80, lançadas para concorrer com a Yamaha Ténéré, e que já tiveram opções de motorização monocilíndrica e bicilíndrica de 500 a 650cc.

Honda Transalp 1990
Nesta última versão, a Motocicleta possui um motor de 680cc em V a 52°, que é capaz de gerar até 60 cv a 7.750 RPM de potência e 6,12 kgf.m de torque a 6.000 RPM.

Honda XL 700V Transalp

Características

O conjunto é simples, mas completo, e a moto pode encarar qualquer tipo de terreno, em qualquer condição.
As rodas são raiadas (com raios centrais) são de alumínio e pneus são com câmara de ar. Não é o melhor dos mundos, mas ajuda a manter o custo do projeto baixo, e permite o uso off-road mais intenso do que rodas de liga leve. A suspensão dianteira é convencional, sem ajustes, e a traseira é pró-link e possui apenas ajuste de pré-carga da mola. Na roda dianteira há dois discos de freio (fixos), com duas pinças de dois pistões cada (3 pistões na versão C-ABS), e na roda traseira, um disco simples com pinça de um pistão. O ABS é opcional e não há um botão para desconecta-lo (mas dá para fazer isso de outras formas).

Roda dianteira, raiada, suspensão convencional e freio ABS Combinado


Roda traseira, raiada, e disco simples com pinça de 1 pistão
O quadro é tubular em aço, o que torna o conjunto um pouco pesado, mas que atende bem a proposta da moto. O painel é totalmente eletrônico e é bem completo, com velocímetro digital, dois hodômetros parciais, hodômetro total, marcador de combustível, relógio e luzes espia.

Painel da Honda XL700V Transalp
No mais, a moto conta com farol único, mas com duas lâmpadas (uma para o farol alto, outra para o baixo), para-brisa baixo, e tanque de 17,5 litros, que não é tão grande, mas tem boa autonomia.

Farol da XL700V Transalp
Sua principal concorrente é a Suzuki DL650 V-Strom. Indiretamente, ela também concorre com a Kawasaki Versys, com a BMW G650GS e com a Yamaha XT660Z Ténéré.
Conclusão
A Honda XL700V Transalp é uma Big-trail valente, capaz de encarar qualquer terreno, boa para longas viagens, para terra, cascalho e brita. É um pouco grande e pesada para uso urbano mais intenso, mas na estrada ela se sai muito bem, apresentando motor com bom desempenho, boa autonomia, banco largo e confortável, e conjunto bem completo. O ABS opcional é realmente uma enorme vantagem sobre a concorrente da Suzuki, embora nos demais quesitos a V-Strom seja mais completa. O preço mais baixo também é um grande atrativo.

 






Ficha técnica

Motor
Tipo4 tempos, 2 cilindros em V a 52°, 8 válvulas, OHC, refrigerado a líquido e cárter úmido.
Cilindrada680 cc
Diâmetro x Curso81,0 x 66,0 mm
Taxa de compressão10,0:1
Potência máxima60 cv @ 7.750 RPM
Torque máximo6,12 kgf.m @ 6.000 RPM
Marcha Lenta1.100 RPM +/- 100
Capacidade de óleo2,9 litros
Combustível
AlimentaçãoInjeção Eletrônica
Tanque de combustível17,5 litros
Eletrônica
IgniçãoECU/CDI
PartidaElétrica
Bateria12V 11Ah selada
Saída do Alternador396 W
Farois12V 55W H11 x2
Transmissão
EmbreagemMultidisco banhada a óleo
CâmbioManual sequencial de 5 marchas
Redução final15/47
Transmissão finalCorrente com o-ring
Quadro
TipoBerço duplo em aço
Dimensões
Comprimento2.250 mm
Largura905 mm
Altura1.305 mm
Distância mínima do solo177 mm
Distância entre eixos1.515 mm
Caster28° 23′
Trail111 mm
Raio de curva2 m
Altura do assento841 mm
Peso em ordem de marcha214 kg (219 kg C-ABS)
Peso Bruto Total Máximo396 kg
Capacidade máxima de carga200 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico de 41mm de diâmetro, 177mm de curso.
TraseiraBraço oscilante com Pro-link, pré-carga da mola ajustável, 173mm de curso.
Roda dianteiraRaiada, de alumínio, de 19*2.5 polegadas
Roda traseiraRaiada, de alumínio, de 17*3.5 polegadas
Pneu dianteiro100/90 R19 (com câmara)
Pneu traseiro130/80 R17 (com câmara)
Freio dianteiroDois discos fixos e ventilados, de 256 mm, mordido por duas pinças flutuantes de 2 pistões cada (3 no modelo C-ABS). Com ABS não-desconectável opcional.
Freio traseiroDisco único ventilado, de 240 mm, mordido por pinça de 1 pistão, com ABS não-desconectável opcional.
Preço sugerido (2012)R$ 31.800,00 Standard, R$ 34.300,00 C-ABS.
Cores (2012)Verde metálico ou Branco

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