terça-feira, 19 de junho de 2012

Honda CB1000R 2012 – Chegou a Streetfighter da Honda


A Honda apresentou ao público no Salão Duas Rodas 2011 a CB1000R, uma autêntica Streetfighter de fábrica.
A primeira impressão que tive ao ver a Moto pessoalmente foi “Nossa! Como é pequena!”, sim, apesar do musculoso motor 4 cilindros de 1000 cilindradas, a moto é curta, estreita e baixa. Pouca coisa maior que a Hornet, e por este motivo é fácil prever o seu sucesso como sucessora natural da 600cc que mais vende no Brasil. Outra característica que chama atenção é o preço. A Honda fala em R$ 39 mil, o que é uma pechincha frente ao que a moto oferece.
Começando pelo principal: O motor de 4 cilindros tem 1000cc, cabeçote com duplo comando acionado por corrente (DOHC), 16 válvulas. É capaz de gerar até 123cv de potência e 10,2 kgf.m de torque. O motor é baseado no da CBR1000RR Fireblade, mas com ajustes para deixar a moto um pouco mais civilizada. Ele é alimentado por Injeção Eletrônica e é refrigerado a água.
Para segurar o motor, um chassis de alumínio garante a rigidez e o baixo peso. Como uma autêntica Streetfighter, não há carenagem, e o motor fica completamente exposto. Um detalhe interessante é a balança única, apenas do lado esquerdo, deixando exposta a roda traseira com pneu 180/55 pelo lado direito. A solução, além de deixar a moto mais bonita, também faz ficar ligeiramente mais leve.
Para controlar tudo isso, a moto conta com o freios C-ABS, cada vez mais populares nasMotos da Honda.
No mais, a moto conta com um belo e moderno painel 100% digital, com todas as informações necessárias: Velocímetro, conta-giros, marcador de nível de combustível, temperatura da água, relógio, hodômetro parcial e total.

Suas concorrentes diretas são a Kawasaki Z1000 e a Ducati Streetfighter 848, pelo mesmo preço, e indiretamente, Suzuki B-King, por R$ 48.000.
A Honda já está aceitando pedidos da moto. O valor é de R$ 39.000, e ela já pode ser encontrada na rede de concessionárias da marca.
 Ficha técnica
Motor
Tipo4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigerado a líquido e cárter úmido.
Cilindrada998 cc
Diâmetro x Curso75,0 x 56,5 mm
Taxa de compressão11,2:1
Potência máxima123 cv @ 10.000 RPM
Torque máximo10,2 kgf.m @ 8.000 RPM
Marcha Lenta1.350 RPM +/- 100
Capacidade de óleo3,6 litros
Combustível
AlimentaçãoInjeção Eletrônica PGM-FI com corpo de 36mm
Tanque de combustível17 litros, sendo 4 reserva.
Eletrônica
IgniçãoECU/CDI
PartidaElétrica
Bateria12V 10Ah selada
Farois12V 55/60W H4
Transmissão
EmbreagemMulti-discos banhada a óleo com acionamento mecânico.
CâmbioManual sequencial de 6 marchas
Transmissão finalPor corrente com o-ring
Quadro
TipoMono-backbone em alumínio
Dimensões
Comprimento2.105 mm
Largura785 mm
Altura1.095 mm
Distância mínima do solo130 mm
Distância entre eixos1.445 mm
Caster25º
Altura do assento825 mm
Peso seco217 kg
Suspensão
DianteiraGarfo telescópico hidráulico invertido de 43 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga, compressão e retorno, curso de 120 mm.
TraseiraMonobraço oscilante em alumínio monoamortecido com carga de gás e ajuste de pré-carga e retorno, curso de 128 mm.
Roda dianteiraDe liga leve de 17 polegadas
Roda traseiraDe liga leve de 17 polegadas
Pneu dianteiro120/70 ZR17
Pneu traseiro180/55 ZR17
Freio dianteiroDisco duplo ventilado, de 310 mm, mordido por duas pinças de 2 pistões cada, com ABS combinado.
Freio traseiroDisco único ventilado, de 256 mm, mordido por pinça de 2 pistões, com ABS combinado.
Cores (2012)Verde metálico ou Preta

Nenhum comentário:

Postar um comentário