quarta-feira, 20 de junho de 2012

GS Days mostra que lugar de moto é na terra


Em alguns trechos a estrada de terra batida permitia aumentar a velocidade
Pensando em reunir os proprietários da linha GS – R 1200 GS, F 800 GS e G 650 GS e a nova BMW G 650 GS Sertão -, confraternizar e mostrar a capacidade aventureira de suas motocicletas, a concessionária Power BMW, de Santo André, no ABC paulista, organizou o primeiro GS Days no Brasil. O dia de GS (na tradução ao pé da letra) aconteceu em uma fazenda na cidade de Votorantim, interior de São Paulo, e contou com mais de 30 pilotos inscritos a um custo de R$ 650, cada um. Diferentemente de um curso focado na pilotagem off-road, o GS Days oferece uma oportunidade do consumidor viver um dia imerso no mundo GS, que vai muito além de roteiros de turismo. “A maioria dos clientes acaba subutilizando sua GS. É possível se aventurar um pouco mais, com mais terra, lama e adrenalina”, convida Raul Fernandes, diretor da Power BMW.
Para isso, os diretores da Power BMW, Mauricio e Raul Fernandes, aproveitaram a experiência para protagonizar o evento – Mauricio já competiu no Rally Dakar e no Rally dos Sertões. Já Raul foi editor por 10 anos da revista Motociclismo e ambos foram instrutores do Rider Training BMW on-road e off-road. Tudo começou na própria Power, onde todos passaram para trocar seus pneus originais pelo Metzeler Karoo com cravos. “Nosso grande objetivo com esse evento é mostrar para o cliente que ele pode se aventurar pela terra e não só no asfalto”, reafirma Raul.
Os instrutores aconselhavam andar de pé na moto, com os joelhos “segurando” o tanque de combustível
Devidamente calçadas, as motos GS se acumularam na fazenda em Votorantim. “Imaginei que viessem mais modelos de 800 e 650 cilindradas, mas o domínio foi das 1200 cc”, avalia Raul, apontando o fato de ser mais difícil para os leigos manusear uma moto mais pesada. Mas, para ninguém ficar deslocado, uma rápida clínica de pilotagem foi magistrada pelos instrutores. Posição de pilotagem, frenagem na terra, subida e descida de barrancos e até uma instrução para levantar a moto em caso de queda, tudo foi verbalmente dito antes do início do passeio.
Os instrutores estavam sempre por perto para corrigir e orientar a pilotagem no fora de estrada
Um dia de GS
Após receber as dicas necessárias para enfrentar o itinerário de 50 quilômetros, fomos para a “trilha” divididos em três grupos. O caminho apresentava diversos níveis de dificuldade e culminava com uma subida travada, que dava acesso a uma bela cachoeira. “O importante é cada um seguir seu ritmo”, exclama Mauricio, sublinhando essa dica com uma máxima do motociclismo, seja no fora de estrada ou no asfalto.
O GS Days não é um curso off-road e sim uma oportunidade para socializar os proprietários da linha GS e aprimorar algumas técnicas no off-road. “Gostaria de receber um pouco mais de instrução teórica e até aproveitar o espaço da fazenda para treinar mais antes de sairmos para o passeio”, diz o defensor público, Ralph Lima. “Achei uma aventura desafiadora e entusiasmante. Quando cheguei ao final um sentimento de realização tomou conta de mim, ainda mais por fazer tudo com minha moto”, completou.
O fluminense Ralph Lima, 38 anos, não possui carro e faz toda sua rotina com sua R 1200 GS Adventure, que agora tem uma nova história para contar. Esse sentimento era quase uma unanimidade, o que revela os anseios dos participantes. Todavia, o senso de competição também aflorou no GS Days. Mesmo deixando claro que a proposta não era competir, alguns participantes estavam presentes já pensando no GS Trophy, competição mundial da marca e que, neste ano, acontece na América do Sul. “Gostei muito do evento da Power, mas vim aqui com a intenção de participar do GS Trophy”, revela Marco Dedini, 45 anos, empresário de Piracicaba (SP).
Uma das dicas na pilotagem off-road é manter distância segura entre as motos
GS Trophy
O GS Trophy é uma competição mundial que a BMW organiza com proprietários de motocicleta GS. E os três escolhidos para representar o Brasil no evento deste ano podem sair do GS Days. “Estamos atentos a tudo e em breve todos terão mais informações sobre o Trophy”, esclarece Maurício. Os escolhidos para representar o País este ano, provavelmente na Patagônia, podem sair de uma das iniciativas da marca alemã, como o próprio GS Days, ou os cursos do Rider Training.
Para se ter ideia, o último GS Trophy foi realizado em 2010 na África e contou com dez equipes, de 13 nacionalidades, a bordo de uma BMW F 800 GS por sete dias, cruzando três países africanos (África do Sul, Suazilândia e Moçambique). Foram 2.000 km rodados, com 70% de off-road, até chegar a equipe campeã – que em 2010 foi o time do Reino Unido. Ainda não há informação oficial dos processos de seleção para a equipe brasileira, mas se lhe interessar mantenha contato com a concessionária de sua confiança – o GS Trophy 2012 será a terceira edição do evento e acontecerá em novembro.
A paisagem mudava a cada trecho e a complexidade também
Confraternização
Ao final do evento um churrasco foi servido para coroar a socialização entre os participantes e entre as motos que, em muitos casos, não conheciam a terra. “Acredito que poderia ter mais tempo. Começar mais cedo, ou dividir em dois dias”, aconselha Dedini. Claro que os apaixonados por motocicletas querem sempre mais, entretanto fica clara a proposta do evento: orientar e reunir apaixonados por motos em um ambiente seguro.
Sendo assim, o sucesso foi alcançado. Agora restam três etapas do GS Days, todos realizados como iniciativa da Power BMW. A segunda será na Serra da Canastra (MG), a terceira na Serra da Bocaina (SP) e a última no cânion do Itaimbezinho (RS). Se a intenção é tirar a poeira da moto e encher de lama, ou se dedicar para a disputa do Troféu GS, os proprietários da linha GS devem ficar atentos, vale a pena conferir!
A recompensa no fim do percurso era uma paisagem maravilhosa
Dez dicas de pilotagem off-roadMauricio e Raul Fernandes dão alguns toques básicos para quem quer se aventurar na terra.
1. Adequar a calibragem dos pneus ao piso
2. Retirar as borrachas das pedaleiras
3. Manter ABS acionado (consulte um instrutor)
4. Manter distância da moto da frente
5. Não dividir curvas
6. Manter-se à direita, pois mesmo na terra há veículos circulando no sentido contrário
7. Ao parar a moto encostar a direita mantendo a pista livre
8. Evitar acionamento do freio dianteiro com guidão desalinhado
9. No caso de poeira, manter uma distância das motos que permita a visibilidade plena
10. Ande no seu próprio ritmo

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