sábado, 23 de junho de 2012

Conheça uma das motos mais rápidas e desejadas do mundo

SUZUKI HAYABUSA

“O nome Hayabusa é a tradução japonesa para Falcão-peregrino, o pássaro que é capaz de velocidades superiores a 320km/h e é, também, o predador natural (talvez não por coincidência) do blackbird (nome atribuído a várias espécies de pássaros), em uma clara referência à CBR 1100XX Super Blackbird pois, quando foi lançada no mercado, em 1999, tomou o título de motocicleta mais rápida do mundo."


   Considerada um das motos mais rápidas e desejadas do mundo, a Suzuki Hayabusa GSX1300R ganhou hoje sua versão 2011, ela é equipada com um motor 1340 CC (cilindradas), DOCH 4 tempos, com refrigeração à liquido, com 16 válvulas e 194 CV de potência a 9.800 rpm, com o impressionante torque máximo de 15.4 kgfm a 10.200 rpm.

   A versão 2011 da Hayabusa traz novos e mais leves pistões em alumínio, a taxa de compressão também foi aumentada agora é de 12.5:1, isto graças a novos revestimentos das câmaras do motor, com nitreto de cromo “Physical Vapor Deposition” (PVD), ainda na parte técnica a Hayabusa 2011, traz nas paredes dos cilindros, Composite Electrochemical Material (SCEM), que melhora a transferência do calor, e a durabilidade do motor, extraindo o máximo de potência em qualquer condição. As válvulas são de titânio.

O desempenho impressionante, mais 300 km/h !

A velocidade da Hayabusa GSX1300R é impressionante, a moto supera alguns dos carros mais rápido do mundo, como a Ferrari Califonia, Audi R8 e o Porsche 911 GT3 RS, essa máquina de duas rodas é capaz de chegar aos 305 km/h (189,6 mph), e só não vai além por que a velocidade máxima é limitada eletronicamente, já sem o limitador ela pode alcançar os 320 km/h.



Em aceleração quase um F1…

Lançada em 1999, a Hayabusa tem o seu nome derivado de um falcão japoneses, que segundo conta a lenda seria capaz de passar dos 300 km/h. Outro ponto que impressiona é sua aceleração, para ir de 0 a 100km/h a Suzuki Hayabusa precisa de apenas 2.7 segundos, tempo pouca coisa acima de um carro de F1 que chega aos 100 km/h em 2.5.

Além da performance e o design arrojado da Hayabusa. Também merce destaque as rodas de liga leve de 17 polegadas, calçados por pneus esportivos da Brigdstone.
  
A suspensão é totalmente em alumínio, e pode ser ajustável no garfo dianteiro e quanto na traseira, os amortecedores são hidráulico.

Para para a Hayabusa, a Suzuki istalou na dianteira, discos duplos ventilados de 310 mm, as pinças de freio possuem 4 pistões. Enquanto que na traseira o disco é único, com 260 mm e 5.5 mm de espessura, mordido por uma pinça deslizante com um pistão.



O painel de instrumentos da Hayabusa conta com quatro mostradores analógicos e um visor de LCD, que mostra o relógio, marcha engatada, modo de pilotagem selecionado, hodômetro total e dois hodômetros parciais.

A moto conta ainda com o S-DMS (Suzuki Drive Mode Selector), que permite ao piloto escolher entre diferentes opções de direção de condução, priorizando mais conforto, por exemplo em viagens longas, ou mais esportividade para uma tocada mais esportiva.

A Suzuki conta com um transmissão de seis velocidades, que recebeu algumas modificações para reduzir o desgaste mecânico e possíveis ruídos.
O seleto clube das motos mais rápidas do mundo…

Apesar de ser um das mais motos mais impressionante do planeta, a Hayabusa tem concorrentes a sua altura. Atualmente os principais adversárias da Suzuki na categoria conhecida como “hyper sport bike” são Kawasaki Ninja ZX-14 R, Ducati 1198 R, MV Agusta F4 1100 CC e a recém lançada BMW K1300S. Todas superam os 300 km/h de velocidade final.





Quem não gostaria de ter um brinquedinho desse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário