terça-feira, 26 de junho de 2012

BMW F 800 R


A BMW lançou em 2006 a série F 800. Primeiro apareceram a F 800 S e a F 800 ST, depois, em 2007, vieram os dois modelos de Enduro desta série, a  F 800 GS e a F 650 GS. Em seguida, a montadora lançou no Salão de Milão, em 2008, a F 800 R, a Moto Naked de médio porte da marca e que também pode ser considerada a representante esportiva desta linha.


Para nós, aqui no Brasil, esta motocicleta foi apresentada oficialmente em agosto de 2009 e causou um frisson entre a mídia especializada. Na época, a demonstração foi estática, o que instigou a vontade de pilotar esta máquina. Ela traz o mesmo motor de dois cilindros, com quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e 798cc que fizeram sucesso nos outros modelos da série.

Já no visual, ela se assemelha à sua irmã mais velha, a K 1300 R. O design traz uma estética bem agressiva e esportiva, apesar de não ter carenagem. Andando com ela pelas ruas, isso é facilmente percebido e deve-se até ter certa cautela, pois ela rouba a atenção para si.

Mas só dois cilindros?

Antes de pegar a F 800 R, era isso que eu pensava. Rodando pela cidade, em baixos giros, comecei a ter a certeza de que este propulsor seria pouco para fazer frente às demais “motos peladas” do mercado. Este motor tem por característica uma excelente retomada, respostas rápidas e um consumo baixo de gasolina — 22km/l. Mas, e o desempenho?

Ao pegar uma estrada e girar o acelerador com vontade, você sentirá o tamanho do torque desta moto. Com uma potência nominal de 64 kW/87 cv a 8.000 rpm e um torque de 86 Nm  a  aproximadamente 6.000 rpm — tudo refrigerado a água — ela responde rápido e de forma linear ao seu comando. Os 87 cavalos de potência são apresentados em uma aceleração média e ela atinge os 200km/h  em  poucos  segundos.

O diferencial fica mesmo para as retomadas. As relações mais curtas da quarta, quinta e sexta marchas permitem maior continuidade ao acelerar, que junto com a potência do motor e seu baixo peso, aproximadamente 182 kg (204 kg em ordem de marcha, isto é, abastecida com todos os fluidos) fazem você ir de 100km/h  a  200km/h, quase na mesma velocidade dos  0  a 100.

Segurança embasada pelo ABS

Muitos odeiam, uns acham essencial, o ABS sempre gera polêmica. Na versão top de linha da F 800 R, o sistema de freios vem de fábrica e é integral — ativo na motocicleta o tempo todo. Por ser muito leve, o ABS encaixa bem nesta moto. Você passa a confiar mais no freio traseiro de pinça flutuante que atua sobre um disco de 265 milímetros e que faz um começo de frenagem muito bom, embora fique a cargo dos discos de 320 milímetros e freios Brembo de pinças fixas de quatro pistões na roda dianteira pararem a motocicleta. Ambos possuem o aeroquip, que faz o ponto de pressão do manete ser muito preciso.
As suspensões são dignas de elogios. Embora não tragam especificações excepcionais, realizam bem o seu trabalho. Na dianteira, garfo telescópico convencional e, ancorado na balança traseira, um monomortecedor ajustável. Esse conjunto, aliado ao baixo assento (800 mm) e às pedaleiras recuadas, passa muita confiança para deitar nas curvas, como se estivesse em uma esportiva carenada.

Alto preço que se justifica.

Depois de ler tudo isso, você deve estar pensando: “mas eu não vou pagar R$ 15.000,00 a mais por esta moto”. Pensando em desempenho, isso é verdade, pois suas concorrentes no mercado, impulsionadas pelos quatro cilindros, deixam a F 800 R no “chinelo”. Agora, ao ouvir os dois cilindros baterem acima dos 6000rpm, e/ou, fazer um “rolê” pela orla da praia, na rua dos bares, você perceberá que se justifica a diferença de preço.

A grife BMW pesa e o pós-venda também. Ao adquirir um modelo da marca bávara você conta com a segurança do BMW Motorrad Service Card. Com atendimento efetivo 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Service  Card atende em todo o Brasil, na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no Chile, em casos de pane que imobilize a motocicleta. Com esse serviço, a moto é transportada até a concessionária mais próxima. Também são prestados os serviços de assistência ao piloto e ao garupa. Os serviços prestados por este cartão são válidos por 24 meses a partir da data da compra.

Resumindo, a BMW F 800 R é uma moto divertida de se pilotar e de se olhar. Torque à vontade, banco confortável, ótimo conjunto ciclístico e um visual radical. Além dessas qualidades, o som emitido pelo escapamento também soa como música para os ouvidos. Enfim, essa moto cumpre, e bem, o seu papel de ser uma alternativa em meio às nakeds japonesas. Fico pensando se ela também viesse a ser montada aqui no Brasil, por meio CKD, as “japas” teriam que abrir o olho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário