sábado, 30 de junho de 2012

As motocicletas Série GS da BMW ultrapassam 30 anos de muito sucesso

As motocicletas da Série GS da BMW de duplo propósito (qualquer terreno) foram produzidas a partir
de 1980 quando o modelo R80GS foi lançado. O GS vem do alemão - Gelände / Straße que em inglês
significa off-road/on-road e em português “Dentro e fora da estrada”.

As motocicletas da série GS podem ser distinguidas de outros modelos BMW por oferecerem
suspensão de longo curso, posição ereta na pilotagem e rodas maiores na dianteira, estes detalhes
fazem das motocicletas GS verdadeiras estradeiras. Em maio de 2009, foi produzida a GS n. 500.000,
uma R1200 GS.

Modelos
A Série de motocicletas GS da BMW possui diversos motores diferentes, incluindo o monocilíndrico,
dois cilindros com refrigeração líquida e dois cilindros com refrigeração a ar e óleo.

Modelos Airheads
O primeiro modelo GS foi o R80G S com motor boxer de dois cilindros, 797,5 cc e refrigerado a ar. O
motor 247 da BMW foi montado em diversas motocicletas e é conhecido como Airhead. A versão mais
valorizada foi a R80GS-PD “Paris Dakar”, modelo com um tanque maior que foi lançado em
comemoração a vitória do modelo R80GS no Rally Paris Dakar.

Em algumas regiões foi disponibilizada a versão R65 GS com motor de 649,6cc, os primeiros modelos
utilizavam uma suspensão traseira combinada de braço único, chamado Monolever.

Em 1987, o nome de G/S foi mudado para GS, agora o “S” de "Sport", ao invés de "Straße - estrada"
e a suspensão combinada Monolever foi substituída pelo modelo Paralever, que inclui um braço de
torção destinado a diminuir os efeitos do eixo e fortalecer o braço oscilante. As motocicletas mais
novas foram produzidas com motores de 797,5 cc (R80GS) ou cc 980 (R100GS).

A produção dos modelos simples foram interrompidos em 1995 com a chegada do modelo
R100GS-Paris Dakar (não oficialmente), contudo os modelos “Básico” e "Kalahari" foram
disponibilizados em 1996 e 1997, foi quando se encerrou a produção dos modelos Airhead da GS. Os
modelos GS Airhead ainda têm muitos seguidores entre os aventureiros motociclistas.

Histórico de produção dos modelos Airhead
Monolever
R80G/S 1980–1986
R80G/S-PD 1984–1987
R65GS 1987–1990

Paralever
R80GS 1987–1994
R100GS 1987–1994
R100GS-PD 1988–1995
R80GS Basic 1996–1997
R80GS Kalahari 1996–1997

Modelos Oilheads
A próxima geração chegou em 1995, com a introdução do motor R-259 ou Oilhead, essa etapa foi
identificada como a entrada dos modelos de aventura modernos de motocicletas da BMW, com uma
sucessão de modelos de maior cilindrada, incluindo o R850GS, R1100GS , R1150GS e R1200GS . Mais
tarde, os modelos tiveram gerenciamento eletrônico do motor, freios ABS, velas duplas de ignição, e
mais poder do que os modelos Airhead. A atual R1200GS, por vezes referida como hexhead por causa
da forma do cilindro, é 30 kg mais leve e com 105 cavalos de potência, mais poderosa que a antiga
R1150GS.

A R1150GS e R1200GS estão disponíveis em uma versão Adventure, que possui um tanque de
combustível maior, transmissão reduzida, suspensão atualizada, e opcionalmente pneus off-road, isso
faz da versão Adventure uma verdadeira aventureira para grandes viagens com carga pesada de
equipamentos e suprimentos. Os dois cilindros horizontalmente opostos oferecem um centro de
gravidade relativamente baixo em comparação com motocicletas de 4 cilindros em linha ou 2 cilindros
em V. Isso ainda contribui na capacidade dessas máquinas poderem viajar em estradas de terra e
trilhas. A distribuição de torque em uma ampla faixa de rotação do motor, juntamente com os pulsos
de energia relativamente amplos, proporcionam tração consistente e previsível em superfícies soltas.

Como com as Airheads, todos os modelos GS Oilhead possuem eixo impulsionado. A suspensão
dianteira, no entanto, foi alterada de garfos convencionais para o Telelever, desenvolvido pela
empresa britânica Saxon Motodd, que utiliza braço de controle, chamado de A-arm pela BMW, estes
ajudam a eliminar os famosos “mergulhos” sob frenagem.

Histórico de produção dos modelos Oilhead
Desde o início da produção dos modelos Oilhead GS em 1994, até 27 de julho de 2007, um total de
219.468 motocicletas Oilhead GS foram produzidas.Os modelos Oilhead GS estão listados abaixo,
juntamente com números de produção:

R1100GS - 1994–1999 [39,842 produções]
R850GS - 1996–2001 [2,242 produções]
R1150GS - 1999–2004 [58,023 produções]
R1150GS Adventure - 2001–2005 [17,828 produções]
R1200GS 2004 - 2007 [84,373 produções]
R1200GS Adventure - 2006 - 2007 - [15,627 produções]

Embora não seja estritamente uma GS, os seguintes modelos intimamente relacionados também
foram introduzidas pela BMW:

HP2 Enduro - 2005 – 2008
HP2 Megamoto - desde 2007

Monocilindro com corrente de transmissão
Em 1993 introduziu-se os modelos BMW GS alimentado por um único cilindro de 4 válvulas, motor de
652 cc Rotax e transmissão por corrente . A hábil off-road F650 Funduro tinha uma roda dianteira de
19 polegadas, suspensão de longo curso e um assento elevado. A versão mais estradeira F650ST
Strada, tinha um diâmetro menor na roda dianteira - 18 polegadas, guidão mais estreito e quadro
menor. As motos foram fabricadas com o “virtualmente idêntico” motor 5 válvulas da Aprilia Pegaso.

A BMW introduziu o combustível injetado na F650GS em 2000, após ganhar em 1999 o Rally Dakar
com uma F650RR fortemente modificada, montada por Richard Sainct. Mais alta e com mais tendência
Off-Road, a versão F650GS Dakar foi apresentada, o modelo possui quadro alto, rodas de 21
polegadas na dianteira e suspensão de longo curso. Em 2008, após o lançamento do modelo de dois
cilindros, a BMW redesenhou a motocicleta monocilíndrica como G650GS para alguns mercados.

Em 2010, no “Salão de Motocicletas de Milão” na Itália, a BMW Motorrad anunciou a disponibilidade
global do modelo G650GS com um motor ligeiramente para baixo e capaz de produzir 47 cv.

As motocicletas monocilindricas possuem motor potentes e são consideradas por muitos de seus
pilotos como excelente opção para grandes viagens, pois são bem mais leves e ainda oferecem
capacidade significativa de carregar equipamento e suprimentos durante longas distâncias. Sua
versatilidade é atraente para os pilotos que pretendem passar semanas, meses e até anos viajando
sobre duas rodas.

Dois cilindros com corrente de transmissão
Em 2007, a BMW lançou dois novos modelos que utilizam um motor de dois cilindros paralelos de 798
cc, a F800GS e F650GS .

A F800GS produz uma potência de 84 cv e torque de 81Nm (60 lb ft) que lhe permite alcançar um
tempo de 0-60 mph em 4,1 segundos. Possui dois discos de freios na roda dianteira com 300 mm e o
ABS é opcional. A altura do assento é de 88 cm.

Embora seja feita com o motor de mesma capacidade que a F800GS, a F650GS produz uma saída de
baixa potência de 70 cv e torque de 75Nm (55 lb ft). Este motor pode ser ainda mais restrito (34 cv)
para satisfazer os regulamentos europeus envolvendo licenças restritas para pilotos jovens ou
iniciantes. A F650GS tem um disco único de 300 milímetros na roda dianteira e o ABS também é
opcional. A altura mínima do assento é de 82 cm.


Popularidade da GS
A GS é uma escolha popular entre os motociclistas aventureiros e viajantes. Há também vários clubes
para unir proprietários dedicados às motocicletas GS. Há um forte mercado de acessórios para toda a
gama de motocicletas GS, que inclui a peças para carregar bagagem, assentos, amortecedores, telas,
luzes, suportes de GPS e muito mais.

Em 2004, a R1150GS Adventure tornou-se mais popular após ser utilizada pelos atores Ewan
McGregor e Charley Boorman na jornada “Long Way Round” que envolveu andar de Londres para Nova
York passando pelo leste da Europa, Ásia central, Alasca, Canadá e nos EUA. Eles continuaram sua
associação com a GS, quando Boorman utilizou a F650RR durante sua tentativa no Rally Dakar em
2006, que foi documentado no livro e série de TV “Race to Dakar”. E novamente em 2007, quando
ambos utilizaram a R1200GS Adventure na jornada “Long Way Down”, em que andavam de John
o'Groats na ponta norte da Escócia, ao Cabo das Agulhas na África do Sul, no extremo sul do
continente Africano.

Tanto a R1200GS e a F650GS foram apresentadas na série de TV “The Hairy Bikers' Cookbook" ,
montado por Chefs Dave Myers e Rei Si.

O baterista e compositor Neil Peart usou uma R1100GS durante 14 mêses e rodou 89,000 km para
realizar uma viagem de auto-cura, documentada no livro Ghost Rider: Viagens na Estrada da Cura,
que ele fez no final de 1990 após as mortes trágicas de sua única filha e mulher. Peart também usou a
R1200GS e uma 1150GS como um backup em sua viagem de moto em 2004 entre os shows na turnê
do 30 º aniversário de Rush, uma viagem que ele documentou no livro Roadshow: Landscape with
Drums, A Concert Tour By Motorcycle.

A personalidade televisiva Alton Brown e sua equipe montaram motocicletas R1200GS durante a 2ª
temporada do programa de televisão “Feasting on Asphalt”. Eles montaram as motocicletas BMW
R1200RT durante uma temporada, mas decidiram que a GS seria mais adequada para o caminho de
volta.

Em 27 de Julho de 2007, a BMW R1200GS e R1200GS Adventure atingiram um recorde de produção
de 100.000 unidades desde seu lançamento em 2004, tornando-se as motocicletas mais populares da
BMW. Em maio de 2011, a motocicleta R1200GS atingiu 2 milhões de produções.

Confira algumas imagens das motocicletas que fizeram parte da evolução da família GS:


R65GS

R80G/S

R80GS

R100GS

R1100GS

R1150GS

R1200GS

F650ST

F650GS

F800GS

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